Tentação no deserto Resposta de Jesus
Os Evangelhos falam de um tempo de Jesus no deserto, imediatamente depois do seu batismo por João: ‘ levado pelo Espírito’ ao deserto, Jesus ali fica quarenta dias sem comer, vive com os animais selvagens e os anjos o servem. No final desta Permanência, Satanás o tenta por três vezes, procurando questionar sua atitude filial para com Deus. Jesus rechaça esses ataques que recapitulam as tentações de Adão no paraíso e de Israel no deserto, e o diabo afasta-se dele ‘ até o tempo oportuno’ (Lc 4,13). (CIC 538).
Os evangelistas assinalam o sentido salvífico deste acontecimento misterioso. Jesus é o novo Adão, que ficou fiel lá onde o primeiro sucumbiu à tentação. Jesus se revela como o servo sofredor. O castigo que havia de trazer-nos a paz caiu sobre Ele; sim, por suas feridas fomos curados (Is 53,5b). A vitória de Jesus sobre o tentador no deserto antecipa a vitória da Paixão, obediência suprema do seu amor ao Pai.
Mt 4,1-11
1. Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. 2 Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. 3 O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães. 4 Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3). 5 O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: 6 Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s). 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16). 8 O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
9. Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares. 10 Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13). 11 Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
Demônio: A palavra que defini melhor demônio é o inimigo, mentiroso como Jesus mesmo diz: o pai da mentira, enganador, trapaceiro, caiu porque como toda mentira é insustentável para sempre. Oferece o que não tem, faz ofertas enganadoras é tentador porque insiste em conduzir-nos ao erro.
Qual a ideia que temos de deserto?
Qual a ideia que temos de demônio? Tentador?
Quais foram as tentações que Jesus recebeu?
Quais foram as respostas de Jesus?
Você já foi tentado a fazer algo errado? Qual foi a sua resposta?
Bíblia em Família: Ler Gênesis capitulo 4
Responda:
Qual a resposta de Caim diante do Senhor?
Qual a resposta de Abel?
Que conselho Deus dá para Caim