Os discípulos de Jesus Convite a cada um de nós
Jesus não quis trabalhar sozinho. Seu primeiro gesto foi convocar pessoas para a missão (Mc 1,16-20). As discípulas e os discípulos que seguem Jesus são convidados para restaurar as pessoas (Lc 9,1-6). Jesus quer restaurar as casas, a comunidade familiar como lugar de convivência entre as pessoas e o próprio Deus (Mt 11,28-30). Apontando as casas como lugar privilegiado da manifestação de Deus, Jesus revela, assim, o rosto paternal e maternal de Deus entre as pessoas que se reúnem na solidariedade e na hospitalidade ao redor da mesa, partilhando os bens e a vida na perfeita alegria (Lc 5,28-29).
Jesus Cristo sempre fez o que era do agrado do Pai. Sempre viveu em perfeita comunhão com Ele. Também os discípulos são convidados a viver sob o olhar do Pai, "que vê o que esta oculto" (Mt 6,6), para se tornarem "perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" Mt 5,48).
Mt 4,12-25
Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia. Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1). Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo.
Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.
Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos. Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão.
Para refletir:
“Este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1). Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo.”
Marcos 1,14-22
Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
"Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."
Lc 4,14-30
Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos. Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.”
Para reflexão:
Qual era a profissão de Pedro e André?
Qual e proposta que Jesus fez aos dois?
Segundo os versículos 18 e 19. Qual é a missão de Jesus?
O que podemos fazer para ajudar Jesus nesta missão?
Bíblia em Família: Refletir sobre o texto acima e responda:
O que são trevas na nossa vida?
O que é fazer penitencia?
Após sua ressurreição Jesus confere esta missão aos apóstolos: "Ide, pois, fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei" (Mt 28,19-20).
“Se permanecerdes na minha palavra sereis meus verdadeiros discípulos” (Jo 8,31)