Nascimento de Jesus

O ponto central de nossa fé é a pessoa e a prática de Jesus de Nazaré. Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou no contexto da dominação romana. Mas, quem é Jesus para nós hoje? O que dizemos nós, hoje, a respeito de Jesus de Nazaré? É uma resposta difícil, mas que deve ser dado num determinado momento de nossas vidas. Afinal, o ponto central de nossa fé é a pessoa e a prática deste ‘Jesus, filho de José de Nazaré’. (Jo 1,45) Este era o nome dele, quando andava pelas estradas empoeiradas da Palestina, durante ‘ o décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo governador Pôncio Pilatos...’ (Lc 3,1-2). Nascido de uma mulher chamada Maria e vivendo num determinado lugar, chamado Galiléia, Jesus é uma pessoa histórica, numa época histórica. Assim, precisamos conhecer sua mensagem, sua prática, o que ele queria e o que ele fez.

 

EM BELÉM NASCEU O SALVADOR

Chegada a ‘plenitude dos tempos’ (Gl 4,4), Deus Pai envia ao mundo seu Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, Deus verdadeiro ‘nascido do Pai antes de todos os séculos’, e homem verdadeiro nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. O Filho de Deus assume o humano, e no humano o Universo todo, que desde a criação é orientado para o homem, restabelece a comunhão entre seu Pai e nós. Ao enviar seu Filho ao mundo, o Pai se torna Pai de todos os homens, e nós nos tornamos filhos no Filho. Assim quando a Palavra eterna de Deus assume a nossa natureza humana, nos é dada uma dignidade Altíssima, e Deus irrompe na nossa história, isto é, no peregrinar humano rumo à liberdade e à fraternidade, que aparecem agora como caminho que leva à plenitude do encontro com ele.

 

Por que Jesus nasceu?

Jesus nasceu para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus. ‘Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados’ (1Jo 4,10). ‘O Pai enviou seu Filho como o salvador do mundo’(1Jo 4,14). ‘Este apareceu para tirar os pecados’ (1Jo 3,5).

 

Jesus nasceu para que assim conhecêssemos o amor de Deus: ‘Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele’ (1Jo 4,9). Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único a fim de que todo que crer nele não pereça, mas, tenha a Vida Eterna’ (Jo 3,16) (CIC 458).

 

Jesus nasceu, tornando-se verdadeiramente um de nós, menos no pecado: ‘ Na Encarnação o Filho de Deus assumiu a natureza humana para realizar nela a nossa salvação’. Jesus de Nazaré nasceu e viveu no meio de uma família pobre e de seu povo de Israel’.

O Filho de Deus trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano.

 

Jesus nasceu para ser nosso melhor modelo de santidade: ‘Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...’(Mt 11,29).

Jesus nasceu para ser o Caminho que nos leva até Deus:‘Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por Mim’ (Jo 14,6). E o Pai no monte da Transfiguração ordena: Ouvi-o’ (Mc 9,7); Pois Ele é o modelo das Bem Aventuranças e a norma da Nova Lei: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’ (Jo 15,12). Este amor implica a oferta de si mesmo no seu seguimento (cf. Mc 8,34) (CIC 459)

 

Jesus nasceu para tornar-nos ‘participantes da natureza divina’: ‘O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e preciosas promessas, a fim de tornar-vos participantes da natureza divina’ (2Pd 1,3-4).

 

Natal não é fábula, mas resposta de Deus ao homem que busca a verdadeira paz. Diz o Papa

 

Lição de sabedoria

Um cientista preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório tentando encontrar meios para melhorá-lo.  Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu laboratório decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar.

Vendo que a criança insistia muito, procurou algo que pudesse distraí-lo.  De repente, deparou com o mapa do mundo, recortou-o em pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeça? Então, vou lhe dar o mundo para consertá-lo. Aqui está todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!

Pelos seus cálculos a criança levaria dias para recompor o mapa...

Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o.  - Papai, já terminei tudinho! O pai foi logo dizendo: Impossível, como você conseguiu recompor um mapa que jamais havia visto, que você nem conhece?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura do homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não conseguia. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei à folha e vi que havia consertado o mundo.

O pai entendeu que, para mudar o mundo é preciso mudar primeiro o homem.

 

Para reflexão

Qual é o maior presente que Deus nos deu?

Que presente você daria ao seu melhor amigo?

 

Lc 2,1-20 = Evangelho segundo São Lucas, capitulo 2, versículos de um a vinte.

1.  Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.    

2.  Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.     

3.  Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 

4.  Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,      

5.  para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.    

6.  Estando eles ali, completaram-se os dias dela.              

7.  E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.        

8.  Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.              

9.  Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.  

10.O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:              

11. hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.             

12. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.              

13. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:              

14. Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).              

15. Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.   

16. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.            

17. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 

18. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.        

19. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.             

20. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.

Mt 1, 18-25

18. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.            

19. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.  

20. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.              

21. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.            

22. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:

23. Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.

24. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

25. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.

 

Bíblia em Família

No texto diz: “antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo”, o que isso quer dizer?

Em que cidade Jesus nasceu? Em que ambiente?

Em que “lugar” você colocar “Jesus hoje” na sua vida?