Maria, Mãe do nosso Salvador

É no Evangelho de Lucas, escrito entre os anos 75 a 90, que encontramos interesse por Maria. Fala dela e do que aconteceu com ela, com extrema simplicidade. Em Lucas 1,26-28 o chamado de Maria inicia-se com a visita do Anjo Gabriel, enviado por Deus: “Ave, ó cheia de graça!”.

A palavra graça é acompanhada por uma frase singular: “O Senhor esta contigo”. Isto significa que Maria terá apoio incondicional para realizar o que Deus espera dela.

Com essas palavras, Maria “perturbou-se”, é verdade, diante do inesperado de sua vocação. Mas generosa e reflexiva, soube dialogar com o mensageiro, procurando entender porque ela seria a favorecida de Deus. Gabriel a reanima, pedindo que não temesse, pois Deus a havia escolhido, não como privilégio, mas como agraciada com a maternidade messiânica: “Eis que conceberás e darás à luz um filho...”.

Maria compreende o que se realizará por intermédio dela; mas, sua atitude disponível e responsável a leva a perguntar como isso se dará. O anjo lhe responde que sua maternidade acontecerá por obra do Espírito Santo. Tomando consciência de que para Deus nada é impossível, abriu seu coração, e de seus lábios brotou a resposta definitiva: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Esta atitude de Maria é o ápice de sua vocação, manifestada na vontade de cumprir prontamente o que o Senhor anunciou.

A partir desse momento, o Salvador tão esperado está entre nós, homem como nós, nosso irmão. Maria, a primeira a crer em Jesus como Filho de Deus e salvador do mundo, por sua vontade e entrega confiante, alegre, total e irrestrita à vontade de Deus, torna-se mãe de Cristo. Concebe-o em seu coração antes de concebê-lo em seu ventre. Ela é o modelo dos que ouvem e praticam a palavra de Deus, como dirá mais tarde o próprio Jesus: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21).

Cheia de esperança, Maria se apresenta como mensageira do Evangelho e inicia seu caminho pelo mundo. Ao entrar na casa de sua prima Isabel (Lc 1,35-56), a saúda, desejando-lhe a paz. O estremecimento da criança no ventre de Isabel constitui para Lucas expressão de alegria ansiosamente esperada por muito tempo. Maria descobre o sinal de Deus, ou seja, a vida que carrega é portadora de paz e alegria.

O encontro com Maria ocasionou em Isabel um transe profético – “ficou cheia do Espírito Santo”. Inspirada por Ela, Isabel é porta-voz da comunidade cristã;

“Bendita entre as mulheres e bendito o que vem em nome do Senhor” (Lc 1,38).

Para reflexão

Cada um de nós tem “suas anunciações”, momentos privilegiados em que somos postos diante dos acontecimentos a que devemos dar respostas. Qual a nossa resposta? De amor generoso e alegre como o de Maria ou uma resposta medrosa, hesitante, desconfiada, deixada para depois?

Quando Deus nos chama, devemos responder logo porque alguém está precisando de nós, pois Deus, quando nos chama, está nos enviando em missão junto aos nossos irmãos.

MEU ANJO DA GUARDA

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: “Disseram-me que serei enviado à Terra amanhã. Como vou viver lá, sendo assim tão pequeno e indefeso?”. Deus: “Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você, ele estará esperando-o e tomará conta de você”. Criança: “Mas como? Aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para fazer-me feliz. Como poderei ser feliz lá?”. Deus: “Seu anjo cantará e sorrirá para você e... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor dele, sempre e cada vez maior e será feliz”. Criança: “Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a língua que as pessoas falam?”. Deus: “Com muita paciência e carinho seu anjo lhe ensinará a falar”. Criança: “E o que eu farei, quando eu desejar falar contigo?”. Deus: “Seu anjo juntará as suas mãos e lhe ensinará a orar”. Criança: “Mas eu ouvi, que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?” Deus: “Seu anjo o defenderá mesmo que signifique arriscar a própria vida”. Criança: “Mas eu serei sempre triste porque não o verei mais”. Deus: “Seu anjo sempre lhe falará sobre mim e eu estarei sempre dentro de você.”Nesse momento, havia muita paz no céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança , então apressada pediu novamente: “Oh! Deus, se eu estiver à ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo?”.Deus: “Você chamará seu anjo de mãe!”.

 

Bíblia em Família

Lc 1,26-43 = Evangelho segundo São Lucas, capítulos de 26 a 43

26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

28. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.    

29. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.              

30. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.   

31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.            

32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 

33. e o seu reino não terá fim.    

34. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?           

35. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.    

36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,      

37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível.  

38. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela

39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.            

40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 

41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 

42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.      

43. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

 

Responda:

1)      Maria mediante ao anúncio do anjo responde sim ao projeto de Deus, que projeto é esse?

2)      Como será chamado o “Santo” que nascer de Maria?

3)      O que você entende por estar “cheia de graça”?

4)      Quantos meses Isabel já estavam grávida, quando o Anjo apareceu a Maria?

5)      O que Isabel disse a Maria quando a viu?

6)      Qual é o papel de Maria no nascimento de Jesus?

7)      Que relação devemos ter com Maria?

Jesus = Salvador = Filho de Deus.