-
Objetivo da catequese: Preparar os catequizando para a Eucaristia
«ANUNCIAR A INSONDÁVEL RIQUEZA DE CRISTO» (Ef 3, 8)
A transmissão da fé cristã é o anúncio de Jesus Cristo, para Levar à fé n'Ele. Desde o princípio, os primeiros discípulos arderam no desejo de anunciar Cristo: «Nós é que não podemos deixar de dizer o que vimos e escutamos (At 4, 20). E convidam os homens de todos os tempos a entrar na alegria da sua comunhão com Cristo:
O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram acerca do Verbo da vida, é o que nós vos anunciamos, pois a vida manifestou-se e nós vimo-la e dela damos testemunho: nós vos anunciamos a vida eterna que estava junto do Pai e nos foi manifestada. Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos, para que estejais também em comunhão conosco. E a comunhão em que estamos é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. E escrevemos tudo isto para a nossa alegria ser completa(1Jo1,1-4).
NO CORAÇÃO DA CATEQUESE ESTÁ CRISTO
No coração da catequese, encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus de Nazaré, Filho único do Pai, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive conosco para sempre. Catequizar é revelar, na Pessoa de Cristo, todo o desígnio eterno de Deus. É procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais por Ele realizados,... somente Ele pode levar ao amor do Pai, no Espírito, e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade).
Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado; tudo o mais é em referência a Ele. E só Cristo ensina. Todo e qualquer outro o faz apenas na medida em que é seu porta-voz, consentindo em que Cristo ensine pela sua boca [...]. Todo o catequista deveria aplicar a si próprio a misteriosa palavra de Jesus: "A minha doutrina não é minha, mas d'Aquele que Me enviou" (Jo 7,16) (CIC 425/27).
Ações com as quais devemos nos comprometer:
- Ajudar nas celebrações Eucarísticas contribuindo com a liturgia
- Trabalhar os encontros seguindo a programação com os temas proposto
- Aplicar-se na implantação do Projeto Arquidiocesano de Evangelização
- (IGREJA VIVA, SEMPRE EM MISSÃO)
- Trabalhar os livros Crescer em Comunhão
- Ser uma Igreja discípula e missionária da Palavra. Assim como a Igreja nasce e vive da Eucaristia, a Palavra faz a Igreja. Por isso devemos estar em permanente escuta do Senhor, para redescobrir o mistério de sua presença na história, no mundo, na vida das pessoas e em cada ser
- Desenvolver a campanha “Uma Bíblia em cada família, uma para cada discípulo missionário”, começando pelos grupos, pastorais, movimento.
- Investir na formação qualificada de nossos evangelizadores
- Organizar em cada comunidade, paróquia e Movimento um programa de formação permanente avaliando o que pode ser feito em âmbitos local e o que deve ser realizado com o apoio de outros âmbitos.
- Promover a evangelização das crianças, adolescentes e jovens, com uma linguagem própria, reorientando o processo catequético de iniciação cristã e inserção na comunidade de fé
- Valorizar em todos os âmbitos a dimensão da formação humana e relacional para a escuta, o diálogo, o trabalho em equipe, a corresponsabilidade de pastoral e a comunhão
- Estimular a corresponsabilidade de catequistas, catequizandos, famílias, padres e comunidades para formar cristãos adultos na fé
- Fortalecer o Projeto Teologia Viva, promovendo uma maior divulgação, com o empenho e compromisso de todos para sua consolidação.
- Viver de forma verdadeiramente cristã, pois esse é o nosso maior tesouro e, por isso, aí deve estar o nosso coração! A partir da alegria do encontro pessoal com o Senhor, assumir a vocação de sermos discípulas e discípulos missionários que vivem em comunidade, como imagem da Santíssima Trindade.
- Respeitar a maneira como cada uma e cada um vive sua fé no dia-a-dia, valorizando esse testemunho com caminho para a vida comunitária e a inserção social.
Objetivo da catequese: Preparar os catequizando para a Eucaristia