Igreja5 Igreja
Fundação da Igreja:
Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.( Mateus 16,17-19).
Atos dos Apóstolos, capítulo 2
Povo de Deus em comunhão:
Como cristão, eu creio em Deus, comunhão das Divinas Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. E porque creio em Deus, creio também em suas obras.
A Igreja e a primeira e mais importante obra do Espírito Santo para levar a bom termo o projeto de Deus Pai. É primeiramente da vontade de Deus a existência da Igreja, pois mandou seu Filho para fundar essa mesma Igreja. Mas a Igreja é objeto de nossa fé.
Cremos na Igreja porque cremos no Espírito Santo. Cremos que a Igreja existe com fruto do amor de Deus Pai. Nela o Espírito Santo nos chama à vida nova pelo Batismo; nos investe de seus dons para o testemunho da fé, pelo Crisma; nos constitui como comunidade de discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunhão com Ele, na Eucaristia; nela somos perdoados de nossas fraqueza e pecados no sacramento da reconciliação; nela somos convocados para o serviço da comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem; dentro dela é abençoado o amor humano para o cuidado da vida no sacramento do Matrimônio; por fim nela o Espírito Santo nos assiste e santifica no sofrimento e na dor da doença. Como podemos ver, na Igreja estamos em nossa casa.
Segundo o projeto de Deus somos chamados a viver a fé no Espírito Santo dentro da Igreja que por sua vez nos impulsiona a viver essa comunhão com Deus além das estruturas visíveis da Igreja, no coração das pessoas, nas culturas e nos povos. A Igreja é no mundo como um sinal visível e palpável do amor misericordioso de Deus para com todos. É como diz a Palavra de Deus: “Sal da terra e Luz do mundo”(Mt 5,13-16).
Quem é a Igreja?
Por que é importante essa pergunta? Porque sempre encontramos pessoa que acha que a Igreja são os padres, os bispos, o papa. Esse é um modo incorreto de compreender a Igreja
Pelo artigo de fé no Espírito Santo, aprendemos que o ator primeiro da obra salvífica de Deus é o Espírito. Ele leva a termo, ao seu acabamento, o projeto de Deus. Se o Espírito Santo é o ator primeiro da Igreja, quem é o seu sujeito histórico como obra do Espírito é o povo de Deus, a comunidade dos fiéis. A iniciativa é de Deus, pelo Espírito Santo. Mas ele não a realiza sem nós. Pelo Espírito, o Pai nos faz parceiros do seu projeto de salvação. Então, a Igreja somos nós.
O que significa para nós hoje compreendermos e vivermos como povo de Deus?
Significa, primeiramente tomar consciência da nossa condição primeira e radical de sujeitos da fé em nossas comunidades. Pela fé recebida no Batismo participamos da vida divina, somos introduzidos na Igreja povo de Deus e somos constituídos co- responsáveis pela sua missão dentro da sociedade pluralista e contraditória de hoje, como serviço evangélico na transformação e santificação do mundo.
Significa, em segundo lugar, viver as virtudes da fé, esperança e caridade, tomando consciência de sermos, “pela pedra vida, mas escolhida e preciosa que é Cristo”, uma comunidade de discípulos diante de Deus.
Significa, finalmente, assumir nossa cidadania, comprometidos com a história, com toda a criação, de olhos abertos para a vida dos povos. Esse é o nosso lugar com povo de Deus. Inserida no espaço humano, na cultura de nossos povos, partilhando suas alegrias e angústia, a Igreja é chama a percorrer o caminho do povo, em especial dos pobres; a levantar sua voz profética denunciando a realidade injusta e desigual e anunciando o Reino de Deus; a articular uma nova pratica da fé para a transformação do mundo.
Eu também sou Igreja
A Igreja é o povo de Deus que se reúne no mundo inteiro. Existe nas comunidades locais e se realiza como assembleia litúrgica, sobretudo eucarística. Vive da Palavra e do Corpo de Cristo e ela se torna assim Corpo de Cristo. É sinal e semente do Reino de Deus no mundo; é um povo salvo pela graça de Cristo, mas ainda em busca da salvação definitiva.
Este povo de Deus que forma a Igreja tem características diferentes, a pessoa torna-se membro deste povo, não pelo nascimento físico, mas pela fé em Cristo e pela vivencia do Batismo. A condição deste povo é a dignidade da liberdade dos filhos de Deus, no coração deles, reside o Espírito Santo. Este povo tem como centro Jesus Cristo.
Na Igreja, em comunhão com todos os batizados, o cristão recebe a Palavra de Deus, a graça dos sacramentos, o exemplo de santidade e realiza sua vocação e missão de ser sal da terra e luz do mundo.
A Igreja, portanto, não é uma casa, um templo, uma construção ou prédio, nem somente o papa, padres ou religiosos. Ela é a família de Deus que nasce no povo de Israel, ao qual Deus falou de modo muito especial, e que hoje somos todos nós: Somos um só corpo que é formado de muitos membros. (1Cor 12,20).
É importante que sintamos esta Igreja de Jesus Cristo que nos acolhe e mais ainda que sejamos de fato esta Igreja acolhedora. É nela que somos comunidade, reunimo-nos na mesma fé e celebramos a vida, testemunhando, assim, o Evangelho de Jesus. Sentir-nos uma parte importante do Corpo de Cristo, que é sua Igreja, é condição fundamental para darmos todos os demais passos rumo ao conhecimento de Cristo e de seu projeto para amar mais e servir melhor obedecendo ao Senhor: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
Para reflexão:
Quem é a igreja?
Qual é a Missão da igreja: A igreja celebra a Eucaristia, a Eucaristia faz a igreja
Bíblia em Família
Ler 1ª carta aos Coríntios capítulo 12
Responda:
O que é “Ser Igreja”?
A igreja celebra a Eucaristia, a Eucaristia faz a igreja