Nascimento de Jesus

 

EM BELÉM NASCEU O SALVADOR

 

Chegada a ‘plenitude dos tempos’ (Gl 4,4), Deus Pai envia ao mundo seu Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, Deus verdadeiro ‘nascido do Pai antes de todos os séculos’, e homem verdadeiro nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. O Filho de Deus assume o humano, e no humano o Universo todo, que desde a criação é orientado para o homem, restabelece a comunhão entre seu Pai e nós. Ao enviar seu Filho ao mundo, o Pai se torna Pai de todos os homens, e nós nos tornamos filhos no Filho. Assim quando a Palavra eterna de Deus assume a nossa natureza humana, nos é dada uma dignidade Altíssima, e Deus irrompe na nossa história, isto é, no peregrinar humano rumo à liberdade e à fraternidade, que aparecem agora como caminho que leva à plenitude do encontro com ele.

 

Por que Jesus nasceu?

Jesus nasceu para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus. ‘Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados’ (1Jo 4,10). ‘O Pai enviou seu Filho como o salvador do mundo’       (1Jo 4,14). ‘Este apareceu para tirar os pecados’ (1Jo 3,5) (CIC457).

 

Jesus nasceu para que assim conhecêssemos o amor de Deus: ‘Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele’ (1Jo 4,9). Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único a fim de que todo que crer nele não pereça, mas, tenha a Vida Eterna’ (Jo 3,16) (CIC 458).

 

Jesus nasceu, tornando-se verdadeiramente um de nós, menos no pecado: ‘ Na Encarnação o Filho de Deus assumiu a natureza humana para realizar nela a nossa salvação’ (cf. CIC 461). Jesus de Nazaré nasceu e viveu no meio de uma família pobre e de seu povo de Israel’.

 

O Filho de Deus trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano (GS 22).

 

Jesus nasceu para ser nosso melhor modelo de santidade: ‘Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...’(Mt 11,29). ‘Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por Mim’ (Jo 14,6). E o Pai no monte da Transfiguração ordena: Ouvi-o’ (Mc 9,7); Pois Ele é o modelo das Bem Aventuranças e a norma da Nova Lei: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’ (Jo 15,12). Este amor implica a oferta de si mesmo no seu seguimento (cf. Mc 8,34) (CIC 459)

 

Jesus nasceu para tornar-nos ‘participantes da natureza divina’: ‘O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e preciosas promessas, a fim de tornar-vos participantes da natureza divina’ (2Pd 1,3-4).

 

Lição de sabedoria

Um cientista preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório tentando encontrar meios para melhorá-lo.

Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu laboratório decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar.

Vendo que a criança insistia muito, procurou algo que pudesse distraí-lo.

De repente, deparou com o mapa do mundo, recortou-o em pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeça? Então, vou lhe dar o mundo para consertá-lo. Aqui está todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!

Pelos seus cálculos a criança levaria dias para recompor o mapa...

Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o.

- Papai, já terminei tudinho! O pai foi logo dizendo: Impossível, como você conseguiu recompor um mapa que jamais havia visto, que você nem conhece?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura do homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não conseguia. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei à folha e vi que havia consertado o mundo.

O pai entendeu que, para mudar o mundo é preciso mudar primeiro o homem.

 Ler Evangelho de Mateus capitulo 1 e Lucas capitulo 2